quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A ADOLESCENTE FLOR DAS CHARNECAS


FLORBELA cresceu em meio às charnecas floridas de Vila Viçosa, onde corria em brincadeiras com seu irmãozinho Apeles. Ela tinha pelo irmão uma paixão muito grande. Eram unidos, filhos da mesma mãe que os abandonou , morrendo cedo. Logo, Florbela tornou-se uma linda jovem, estudiosa , quando seu pai e sua madrinha resolveram mudar-se para Évora. Lá, Florbela começaria a cursar o Liceu de Letras e seu pai poderia exercer suas atividades como fotógrafo profissional. A família Espanca era de classe média alta. O pai de Florbela foi perseguido, várias vezes, pela ditadura de Salazar. Em meio a esse ambiente , Florbela cresceu em formosura, inteligência e com ares de soberania e liberdade . Porém, na época, a mulher era submissa e devia se por em seu lugar de dona de casa e esposa. Mas a jovem Florbela queria mais, muito mais....Romântica, sonhadora, cultivava também uma tristeza muito grande dentro de si, sentimentos revelados em suas poesias e sonetos. Não se tem idéia de quando conheceu o primeiro amor, mas retratava-o de forma sensual e romântica , até demais, para a época.


A FLOR DO SONHO (do Livro de Mágoas)


A flor do sonho alvíssima,divina

Miraculosamente abriu em mim,

Como se uma magnólia de cetim

Fosse florir num muro todo em ruína.


Pende em meu seio a haste branda e fina.

E não posso entender como é que, enfim,

Essa tão rara flor abriu assim!...

Milagre...fantasia...ou talvez,sina...


Ó flor, que em mim nasceste sem abrolhos,

Que tem que sejam tristes os meus olhos

Se eles são tristes pelo amor de ti?!...


Desde que em mim nasceste em noite calma,

Voou longe a asa da minh´alma

E nunca , nunca mais eu me entendi ...


E Florbela realmente nunca se entendeu . Nem como mulher, nem como pessoa....Seus sentimentos ora eram confusos, ora de uma vontade de fazer o mundo mudar... ora, de , simplesmente, sair desse mundo, através da morte.



Nenhum comentário: